quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Brunch: dicas e tendências para o seu evento



O brunch é uma refeição que substitui o café da manhã e o almoço e oferece infinitas possibilidades. Descubra dicas criativas e em que ocasiões o brunch pode ser servido.

Não é um hábito tipicamente brasileiro, mas com certeza você já deve ter ouvido falar de brunch. Em linhas gerais, é uma refeição que substitui o café da manhã e o almoço, sendo realizado no final da manhã e início da tarde.

A própria palavra brunch é uma combinação das palavras inglesas “breaksfast" e “lunch". Muitas fontes confirmam que se trata de uma invenção da classe alta britânica, mas que hoje em dia faz parte dos hábitos de vários países. Originalmente, o brunch foi criado para facilitar a vida dos que não gostavam de acordar cedo aos domingos. E tornou-se um momento para se ter uma refeição farta, para socializar e que durasse horas.

Imagine infinitas possibilidades de mesclar delícias que tipicamente se come nas manhãs combinadas com pratos mais elaborados servidos em um almoço. Genial, não? Esse é o conceito que define o serviço de brunch, cada vez mais utilizado em eventos corporativos e festas sociais.

O que servir em um brunch?

Pense que brunch é uma refeição muito mais associada a um determinado horário do dia, que a um cardápio fixo. Por isso, os pratos servidos podem variar de região para região. Para se ter uma ideia, um típico brunch em Londres pode ter ovos benedict, ovos com bacon, panquecas, casserole, frutas, pães, frios, café, sucos e vinhos.



Já um brunch na China, conhecido como Dim Sum, traz uma série de pequenas porções de bolinhos à vapor ou fritos (os chamados dumplings), tortas, bolos, carnes grelhadas e diversos tipos de chás.

Algumas dicas podem te ajudar a definir um cardápio para o seu evento:
aposte na variedade: inclua pratos salgados, ingredientes frescos, laticínios, frios ou carnes, além de algumas opções de bebida como cafés, sucos e bebidas alcoólicas.
a apresentação é fundamental: uma das características chave de um bom brunch é o seu visual. Por isso, monte uma mesa ou buffet bem organizados, com decoração e louças mais elegantes.
ofereça pequenas porções: como a ideia é diversidade de pratos, tenha em mente que os convidados comerão porções menores de cada prato. Então estruture o serviço com porções fáceis de comer.
tenha um equilíbrio entre pratos mais pesados e mais leves: para que um brunch seja completo, inclua pratos que oferecem sustância para o dia todo, mas também considere opções mais leves, tais como cereais, frutas, saladas e sucos.

Últimas tendências
Apesar de não ser tão fácil encontrarmos restaurantes que sirvam brunch, este é um modelo que pode funcionar perfeitamente em certos tipos de eventos, como casamentos realizados pela manhã, chá de bebê ou eventos corporativos. Os pratos a serem escolhidos e o estilo do brunch varia de acordo com o tipo de evento. Mas nós separamos algumas tendências e ideias criativas para você se inspirar. Confira abaixo:

1) Omelete Bar


Monte estações de comida expondo os ingredientes para que os convidados possam escolher e montar seus pratos. Um exemplo, é o omelete bar, com ovos preparados na hora.

2) Use etiquetas

Identifique os pratos e ingredientes servidos com etiquetas. Aproveite para usar a criatividade usando cartões personalizados ou escritos à mão, por exemplo.

3) Dê um toque brasileiro


O brunch pode ser uma inspiração estrangeira, mas isso não quer dizer que você não possa usar pratos típicos daqui como o pão de queijo, bolo de fubá ou camarão na moranga. Ou ainda, você pode explorar pratos típicos de outros países como tortas salgadas ao estilo britânico, tacos, massas e risotos.

4) Aposte nas cores

Para ajudar a ter uma apresentação ainda mais bonita, aposte em itens de decoração e ingredientes coloridos. Gostou das ideias? Compartilhe também as suas dicas conosco nos comentários!

Fotos (ordem de aparição): por hedvigs, aliciagriffin, peppergrasss e rogianesi (Flickr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Search

Créditos e Agradecimentos

Fotos, imagens e artigos usados para ilustrar O BLOG são retiradas da Internet.
Se você detém direito autoral sobre algum material, entre em contato que eu darei os devidos créditos ou removerei o referido artigo, foto ou imagem.

Mesmo com os créditos há quem não permita... Acho besteira pois estou divulgando o seu site, Blog , o seu trabalho. Mesmo assim... Fica aqui o meu agradecimento.
Obrigada.

search

Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *